segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Japão fez previsões para o futuro, em 1969

Bom dia Pessoal,

Tem Criativo pra TUDO!


Em 1969, os japoneses começaram a lançar uma série de revistas que descreviam e mostravam como o futuro (esse, em que vivemos agora) seria. Essa semana, diversos blogs japoneses estão redescobrindo essas revistas e comentando sobre seus acertos, erros e, porque não, rindo de certas idéias presas a uma cultura de mais de 40 anos atrás. Veja a seguir algumas dessas imagens.

Na Educação, observe que na sala de aula, os computadores dos alunos são grandes e com aparência antiga, portanto nem se comparam com os notebooks que existem hoje.
Já a professora é virtual. Como hoje existem muitas aulas a distância, eles chegaram bem perto.
O cômico, é ver diversos robôs que rodeiam o ambiente, castigando fisicamente os alunos com mal comportamento. Nossa, estamos longe desse tipo de inteligência artificial e os castigos físicos nas escolas, acabaram há anos.














Na moradia, a casa do futuro, é muito parecida com a nossa. Não na estética ou nas roupas extravagantes, mas na idéia principal. O pai conversa em um telefone com tela para ver quem está do outro lado, parecido com os hangouts existentes na internet ou conversas em smartphones e tablets de ponta. A mãe usa um computador, que embora seja velho para nós, mostra a idéia de uma máquina dessas em cada lar. A criança se diverte em uma televisão 3D. Certo, levando em consideração as devidas proporções, eles até acertaram. Exceto na data para que isso fosse realidade: 1989.

















Na medicina, embora muitas salas hoje são bem mais avançadas do que as imagens previstas pelos japoneses, talvez seja a previsão mais parecida com a atualidade. O médico vê tudo o que acontece por dentro da pessoa através de uma câmera. O paciente tem ao seu redor, tudo que precisa para o caso de qualquer emergência. Só não existem ainda robôs que realizem a cirurgia sozinhos. Em alguns casos, máquinas fazem boa parte do trabalho, mas os médicos ainda são extremamente importantes no controle dessas máquinas.
















Com relação aos robôs, um dos maiores sonhos do homem e criar robôs com inteligência artificial. Diversos engenheiros trabalham para criar máquinas cada vez mais parecidas com o homem, mas estamos longe do que o Japão previu.


Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário